É penta! Relembre a jornada do Brasil na copa de 2002

“Acabou! É penta! É penta! Acabou!”

A frase dita por Galvão Bueno naquele dia 30 de Junho de 2002 entrou para a história. E que história! A seleção, que chegou à Copa sob desconfiança após muito sofrimento nas eliminatórias, mostrou a que veio e se consagrou penta campeã mundial com sete vitórias e 100% de aproveitamento. 

E hoje, no dia em que o triunfo completa 18 anos, nada mais justo do que relembrar um pouco da jornada dos nossos craques até a conquista do pentacampeonato.

O começo da caminhada ao penta

O Brasil não chegou a Ásia como um dos favoritos – muito pelo contrário. A seleção foi muito contestada e sofreu sufoco nas eliminatórias sul americanas – primeiro, com a troca de treinadores, a sequência de más resultados e terminando com a classificação na terceira e última posição, com 30 pontos, apenas três a mais que a Bolívia.

Brasil 2 x 1 Turquia (primeira fase)

O jogo contra os turcos marcou o início do Campeonato para a seleção canarinha. E foi um começo bem complicado com a Turquia abrindo o placar nos últimos minutos do primeiro tempo. O empate veio dos pés de Ronaldo e a virada, em um lance polêmico. 

O centroavante Luizão foi derrubado fora da área, mas o árbitro sul-coreano marcou a penalidade. Rivaldo cobrou e garantiu a vitória brasileira de virada por 2 a 1. 

Brasil 4 x 0 China (primeira fase)

O jogo contra a China foi bem mais tranquilo. Desde os primeiros minutos, o Brasil se impôs contra os adversários e goleou a seleção chinesa por 4×0. Os gols da partida foram marcados por Roberto Carlos,Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo respectivamente.

Brasil 5 x 2 Costa Rica (primeira fase)

O Brasil entrou na partida contra a Costa Rica já classificado, por isso, Scolari optou por escalar um time misto. Os gols do Brasil foram marcados por Ronaldo Fenômeno (que balançou as redes duas vezes), Rivaldo, Júnior e Edmilson. Já os gols da seleção costarriquenhos foram marcados por Wanchope e Gomez.

Brasil 2×0 Belgica (oitavas de final)

Caso você não esteja lembrado, a Bélgica foi a equipe responsável por eliminar o Brasil na última copa do mundo. Lá em 2002, no entanto, a seleção brasileira é que saiu vitoriosa do confronto. O jogo abriu a fase mata a mata e trouxe um grande susto para o nosso país: foi a Bélgica que marcou o primeiro gol da partida, mas o árbitro jamaicano Peter Prendergast marcou falta no zagueiro  Roque Júnior e voltou atrás na decisão.

Depois do susto, o Brasil voltou a marcar graças à dupla Rivaldo e Ronaldo. Rivaldo abriu o placar e o Fenômeno marcou o segundo de cabeça para carimbar a vitória da amarelinha.

Brasil 2 x 1 Inglaterra (quartas de final)

Foi no jogo contra a Inglaterra, comandada pelo meia David Beckham, que o Brasil enfrentou a situação mais dramática da competição. A equipe inglesa saiu na frente após uma falha do zagueiro Lúcio, mas Rivaldo empatou ainda nos acréscimos da primeira metade.

A virada veio com um golaço de cobertura de Ronaldinho Gaúcho, que logo em seguida, deu uma entrada dura em Mills e foi expulso. Essa expulsão fez com que nossa seleção ficasse com 11 jogadores por mais de 35 minutos. E dale sufoco. O Brasil sofreu muito com a pressão inglesa, mas conseguiu segurar o resultado que garantiu sua vaga na semifinal do torneio. 

Brasil 1×0 Turquia (semifinal) 

Os dias antes do jogo contra a Turquia foram de muita apreensão. Isso porque o nosso Fenômeno havia se machucado no jogo anterior e era dúvida para o confronto – mas a dúvida logo foi mandada embora e Ronaldo entrou em campo com o famoso corte do Cascão (você lembra dele, claro!).

Como aconteceu no jogo de estreia da competição, a Turquia foi um adversário difícil e que impôs muita dificuldade para os nossos craques. O paredão turco, no entanto, foi vencido aos 4 minutos do segundo tempo, quando Ronaldo acertou o gol em um chute de bico. Estava feito! O Brasil era, mais uma vez, finalista de uma Copa do Mundo. 

Brasil 2 x 0 Alemanha (o jogo do penta)

Essa foi a primeira vez que Brasil e Alemanha se enfrentaram em uma Copa. Além do duelo entre as seleções, uma outra disputa marcaria o jogo: o confronto entre Ronaldo Fenômeno e o goleiro alemão Oliver Kahn. 

Kahn havia conquistado o posto de melhor jogador da Copa antes da final graças às suas defesas quase que milagrosas. E Ronaldo, artilheiro da competição, entrou em campo para provar o seu valor e espantar os fantasmas de 1998. E foi assim que aconteceu.

Em um jogo em que o Brasil foi claramente superior, os gols da vitória foram marcados todos no segundo tempo. E ambos pelo Fenômeno. O primeiro, após uma falha de Kahn em um chute de Rivaldo. No segundo, Ronaldo bateu uma falta bem colocada que não deu chances para o goleiro alemão. Éramos penta.

Esperamos que você tenha gostado de reviver um pouco desse momento que foi muito especial para todos os brasileiros. Quem sabe na Copa de 2022 não estaremos aqui para uma retrospectiva do Brasil campeão, hein?

Siga-nos e Partilhe: