Croácia vs Espanha: a chance de um novo recomeço

Antes do início da Euro, Espanha e Croácia eram vistas com seleções com grandes chances de brigar pelas primeiras colocações. A receita parecia certa: ambas possuem um time organizado, nomes de grande impacto ( Modric e Busquets, por exemplo), além de uma história premiada em torneios internacionais.

O que se viu das duas seleções na competição, no entanto, desapontou. E muito. Na primeira fase, ambas as equipes tiveram apenas uma vitória (na última rodada) e terminaram em segundo lugar dos seus grupos. Além da pontuação, o desemepenho em campo foi muito abaixo do esperado, com jogadores e comissões técnicas sendo contestados dia após dia.

E chegou a hora de tentar um novo recomeço – mas com um adversário já conhecido. Croácia e Espanha vão se encontrar pela terceira vez consecutiva, a primeira em partidas eliminatórias. Nas edições anteriores, o placar foi bem equilibrado com uma vitória para cada lado (1 a 0 para a Espanha em 2012 e 2 a 1 para a Croácia em 2016).

Croácia

Atual vice-campeã do mundo, a Croácia começou a sua jornada na Euro com derrota para a Inglaterra. No jogo seguinte, empatou com a República Tcheca e só garantiu a sua vaga após bater a Escócia no último jogo, por 3×1.

Para o jogo contra a Espanha, a Croácia tem uma baixa importante: o atacante Persic, que marcou dois dos quatro gols dos croatas até o momento, foi diagnosticado com Covid e está fora da Euro. Como será o comportamento da seleção comandada por Modric sem um dos seus principais jogadores?

Espanha

A Espanha foi bicampeã da Euro em 2008 e 2012, além de campeã da Copa de 2010. Desde então, vem colecionando fracassos: foi eliminada na fase de grupos da Copa de 2014 e nas oitavas da Copa de 2018, além de ser eliminadas nas oitavas da Euro 2016.

Na Euro de 2020, a Espanha empatou os dois primeiros jogos, contra Suécia e Polônia, e só conseguiu deixar uma impressão positiva no último jogo, quando goleou a Eslováquia por 5×0 em Sevilha. Para o jogo contra a Croácia, a Espanha entra com força máxima e deve repetir a mesma escalação da vitória.

E então, quem é o seu favorito para avançar para a próxima fase?

Siga-nos e Partilhe: