Entenda o formato da Liga das Nações da UEFA

A Liga das nações começa hoje! A competição, que funciona como uma espécie de substituta dos amistosos da Fifa e pode garantir classificação para a Copa do Mundo, contará com 55 seleções de diversos países da Europa. A edição deste ano, segunda da história do torneio, será a primeira competição disputada por seleções em meio a pandemia do novo Coronavírus.

Os jogos das primeiras rodadas da competição já estão disponíveis na Betano! Quer apostar na sua seleção favorita ou naquele confronto que tem certeza do vencedor? Clique aqui e confira todos os mercados e apostas disponíveis.

Agora se você é daqueles que ainda está um pouco perdido sobre o formato da competição e quer entender um pouco mais sobre a estrutura da Liga das Nações, não se preocupe! Preparamos um artigo especial com tudo que você precisa saber para se preparar e acompanhar esses jogões! Quer saber mais? Continue lendo!

Formato da Liga das Nações

Ao todo, 55 seleções de diversos países da Europa participam da competição. As seleções, baseadas no ranking da edição anterior, foram divididas em quatro ligas distintas: A, B, C e D. Aqui, funciona como o nosso Brasileirão, as melhores equipes estão na liga A, as mais fracas na liga B e assim sucessivamente até a D.

Ao fim do torneio, os dois melhores times na classificação geral (e que ainda não tiverem vaga garantida na Copa), conquistarão uma vaga para a Copa do mundo do Qatar em 2022.   

Formação de grupos

A divisão principal (A), possui quatro grupos com quatro times – totalizando 16 equipes. O primeiro colocado de cada chave avança para a fase final. As seleções que tiverem um desempenho abaixo do esperado, podem ser rebaixadas, assim como novas seleções podem subir e entrar no grupo principal.

Liga A
A1:
Países Baixos, Itália, Bósnia-Herzegovina, Polônia
A2: Inglaterra, Bélgica, Dinamarca, Islândia
A3: Portugal, França, Suécia, Croácia
A4: Suíça, Espanha, Ucrânia, Alemanha

Liga B
B1:
Áustria, Noruega, Irlanda do Norte, Romênia
B2: República Checa, Escócia, Eslováquia, Israel
B3: Rússia, Sérvia, Turquia, Hungria
B4: País de Gales, Finlândia, República da Irlanda, Bulgária

Liga C
C1:
Montenegro, Chipre, Luxemburgo, Azerbaijão
C2: Geórgia, Macedónia, Estónia, Armênia
C3: Grécia, Kosovo, Eslovénia, Moldávia
C4: Albânia, Bielorrússia, Lituânia, Cazaquistão

Liga D
D1:
Ilhas Faroé, Letónia, Andorra, Malta
D2: Gibraltar, Liechtenstein, San Marino

Fase final

A Liga das Nações começa hoje e a final está marcada para Junho de 2021. Na competição, o líder de cada chave avança para as fases finais, com de semi e finais sendo disputados em sede e jogo único.

E aí, está preparado para o começo da Liga das Nações?
Qual a sua aposta para o vencedor? E os rebaixados? Você acompanhará todos os detalhes aqui, no blog da Betano :]

Até a próxima!

Siga-nos e Partilhe: