Nadal vs Federer: os números de uma rivalidade que tem marcado o tênis

Esta sexta-feira, a partir das 15h30, tem lugar um dos maiores duelos da história do tênis e do esporte mundial. Rafael Nadal e Roger Federer encontram-se pela 40º vez na semi-final de Wimbledon

Federer melhor na grama; Nadal melhor no global

Foi em 2008 que Rafael Nadal e Roger Federer se encontraram pela última vez em Wimbledon. Foi uma final decidida a cinco sets, com o espanhol a bater o suíço na única vitória em grama que conseguiu em três encontros. Nos outros dois, em finais em 2006 e 2007, Federer foi mais forte no terreno em que raramente falha. Talvez por isso, tenha conseguido, há poucos dias, a 100ª vitória em Wimbledon, sendo o único tenista da história a conseguir tal feito.

Se Federer tem um registro um pouco melhor na grama sobre Nadal (2-1), já o espanhol domina tudo o resto. Em 39 confrontos desde 2004, Nadal soma 24 vitórias contra as 15 do adversário desta sexta-feira. O passado recente, porém, tem sorrido mais ao suíço de 37 anos. Federer venceu seis dos últimos sete duelos, tendo perdido apenas o mais recente, na semi-final de Roland Garros já este ano. As Odds da Betano colocam Nadal como favorito para a partida, mas na grama de Wimbledon tudo pode acontecer com estes dois em campo.

Os três melhores da história e um outsider

Se numa das semi-finais de Wimbledon vamos assistir ao maior duelo da história moderna do tênis mundial, no outro jogo veremos o número um mundial, Novak Djokovic, frente a Roberto Bautista Agut, número 23 do ranking mundial e que estreia numa semi-final de um torneio de Grand Slam. O espanhol está em grande forma e só perdeu um set no caminho para esta partida.

Quanto ao Djokovic, é um dos três melhores da história, só atrás de Federer e Nadal. O suíço conta com 20 Grands Slams, Nadal com 18 e o sérvio com 15. Novak dispensa apresentações. Soma apenas seis derrotas em 2019, contra 28 vitórias que já lhe valeram dois títulos.

Djokovic e Bautista nunca se encontraram, pelo que este já é, seja qual for o resultado, um jogo para a história.

Siga-nos e Partilhe: