Italo conquista a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas!

É ouro. É histórico e aconteceu na madrugada de hoje! O potiguar Italo Ferreira superou o mar revolto do Japão e uma prancha quebrada logo nos primeiros minutos para faturar o primeiro ouro da história do Surg nas Olimpíadas.

Abaixo, você confere um resumo da prova que deu a medalha histórica ao atleta brasileiro, além de um resumo sobre a jornada de Italo até o degrau mais alto do pódio. Vista o seu uniforme verde e amarelo e vem com a gente nessa!

A carreira de Italo

Italo Ferreira nasceu em Baía Formosa (Rio Grande do Norte), no dia 6 de maio de 1994. Sua paixão pelo surf começou aos 8 anos de idade, quando aprendeu a surfar com os seus primos. Por não ter um equipamento próprio e nem condições de comprar a sua própria prancha, Italo surfava com as tampas de caixa de isopor onde seu pai, Luiz, vendia peixes para o sustento da família.

Aos 10 anos, a vida de Italo começou a mudar quando ganhou dos seus vizinhos a sua primeira prancha de surf. Um pouco depois, venceu a sua primeira competição local e começou a competir em provas oficiais. De lá para cá, o potiguar conquistou dezenas de campeonatos nacionais e internacionais. O Championship Tour da World Surf League (WSL), maior circuito do surf mundial, é um dos exemplos. Na ocasião, Italo venceu a última etapa contra o também brasileiro e bicampeão de surf, Gabriel Medina. Com a vitória, tornou-se o terceiro brasileiro da história a conquistar o título.

Além da importante vitória no circuito mundial, Italo também foi o primeiro surfista a conquistar, numa mesma temporada, os títulos da os títulos da World Surf League e International Surfing Association.

O pódio e a medalha histórica

Por conta do excelente desempenho no mundial de 2019, Italo garantiu a sua vaga em Tóquio. Seria a primeira vez que o Surf participava da competição e o brasileiro veio focado na medalha. As primeiras provas foram sempre muitos percalços, o que fez com que o potiguar chegasse na final de forma sólida e incontestável. Era chegada a hora do último desafio.

A última rodada começou com a prancha quebrada de Italo. Foram dois minutos até que Italo nadasse novamente à areia para recomeçar. O que parecia ser o início de um pesadelo, acabou como um sonho! Italo não só se recuperou como superou o japonês Kanoa Igarashi, que havia eliminado Gabriel Medina, com sobras. O brasileiro fez manobras arriscadas e conseguiu três boas combinações de notas. Foi o suficiente para atingir o resultado final de 15,14 contra 6,60 do Japonês. Era ouro, era Brasil no pódio!

Com a medalha no Surf, o Brasil é o décimo primeiro do ranking de medalhas com  11 medalhas (1 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).

Siga-nos e Partilhe: